Relatório Pilha Eletroquímica
Introdução
Eletroquímica é a parte da Química que estuda não só os fenômenos envolvidos na produção de corrente elétrica a partir da transferência de elétrons em reações de óxidorredução, mas também a utilização de corrente elétrica na produção dessas reações. A eletroquímica está presente no dia a dia utilizadas em aparelhos celulares, computadores, calculadoras, entre outros. Assim como, as reações de oxidorredução também estão presentes no cotidiano, como na oxidação do ferro (formação de ferrugem). A eletroquímica pode ser dividida em duas partes: pilhas e baterias, e eletrólise. Pilhas e baterias ou célula galvânica são dispositivos nos quais uma reação espontânea de oxidorrredução produz corrente elétrica. Eletrólise é o processo não espontâneo no qual uma corrente elétrica produz uma reação de óxidorredução. A primeira pilha elétrica foi criada em 1800 pelo cientista italiano Alessandro Volta. Em 1836 essa descoberta foi aperfeiçoada por John Frederick Daniell. A pilha de Daniell é constituída de uma placa de Zinco (Zn) em uma solução de ZnSO4 e uma placa de Cobre (Cu) em uma solução de CuSO4. As duas soluções são ligadas por uma ponte salina, ou por uma parede porosa, em que apresenta os fenômenos elétricos de uma reação de oxirredução com formação de íons.
Objetivo
Observar o funcionamento de uma pilha, medir a voltagem através dela e analisar o processo.
Materiais e Métodos
Materiais 3 béqueres 1 voltímetro 1 tubo em U
Insumos
Solução de nitrato de prata Solução de sulfato de cobre Solução de sulfato de zinco Solução de cloreto de potássio Fio comum (15cm) Placa de cobre / Placa de zinco Algodão
Procedimento Experimental
Parte 1 Transferir para um béquer até a metade a solução de nitrato de prata e coloque o fio de cobre, deixe em repouso e depois observe o que ocorreu.
Parte 2 Adicione a solução de sulfato de cobre 1M até