Relatório Patente
Bianca Esteves Chaves
1. Novidade:
O tijolo, geralmente em forma de paralelepípedo, é amplamente usado na construção civil, artesanal ou industrial, atualmente as construções são feitas com tijolos de cerâmica de diversos tamanhos e formas, blocos de cimentos, entre outros. Mas a alvenaria feita com esses tipos de tijolos é cara e torna a obra mais lenta.
A invenção refere-se ao uso de tijolos de plástico que são interligados através de encaixe para montagem de paredes e lajes, proporcionando uma peça monobloco de alta resistência.
O tijolo dispõe de furações horizontais em seu corpo que poderão ser utilizadas para passagem de tubulações ou cabos de energia elétrica, além disso, possui sua parte externa com superfície de textura disponível em várias cores. 2. Objetivo:
O tijolo de plástico objetiva proporcionar uma grande economia de tempo, de dinheiro gasto, de matéria prima e mão de obra. Pois não necessita de gastos com materiais como concreto e argamassa e de tempo de secagem desses materiais.
3. Pontos importantes:
Não necessita o uso de cola ou similares em seu contorno, pois para que um conjunto de tijolos se forme utiliza-se apenas o encaixe macho/fêmea, que proporcionam perfeita vedação, evitando problemas com vazamentos ou infiltração. Evita quebra de paredes para transposição de tubos e cabos, pois possui uma das faces extraíveis para que o montador tenha acesso à parte interna do tijolo para fazer as conexões necessárias.
Por ser fabricado com plástico e possuir um espaçamento interno em cada tijolo, ele gera isolamento térmico e acústico do ambiente.
Oferece uma superfície com várias texturas de várias cores em sua parte externa, assim, não necessita pintura ou uso de cerâmicas, mas permite que receba estes materiais.
Todas as colunas de vigas de concreto ficam embutidas dentro do tijolo que é feito de material antichama.