Relatório parcial de prática docente 1
Departamento de Ciências Sociais
Disciplina: Prática Docente I
Professora: Celina Lima
RELATÓRIO
A ESCOLA PAULO VI E O SEU ENTORNO
Alunos: João Paulo Saruanna Dias de Carvalho Maria Helena Cavalcante Bastos
Fortaleza,
Maio de 2013
1. Jardim América
O Colégio Paulo VI se situa no bairro o Jardim América. O bairro está localizado entre o Montese, Benfica, Damas, Bom Futuro e Rodolfo Teófilo. Possui como principais pontos de referência a Caixa d’água, o Colégio Paulo VI, o Ministério da Agricultura, o canal do Jardim America, sendo localizado ai a Comunidade da Brasília. O Jardim América limita-se ao Norte com a Avenida Eduardo Girão (Avenida do Canal), a Leste com a Avenida dos Expedicionários, ao Sul com as Ruas Samuel Uchoa e André Chaves e a Oeste com a Rua Rodolfo Teófilo.
O bairro já foi denominado de Laguna, e surgiu para expandir as áreas residenciais próximas ao Centro. Em geral, os bairros surgem espontaneamente, com as aglomerações urbanas ocupando seus espaços. Um momento significativo nesses lugares é o surgimento posterior de equipamentos de lazer, como praças, quadras e áreas de convivência. No Jardim América, foi o contrário. O espaço resultou de um plano para aumentar a demanda por áreas residenciais em Fortaleza. Primeiro, surgiu a Praça Presidente Roosevelt, em homenagem ao ex-presidente dos Estados Unidos, e daí surgiu o primeiro nome do bairro: Jardim das Américas, depois resumido para Jardim América.
O ano da inauguração da praça foi 1932 e, hoje, como a mais importante referência do lugar, teve parte de sua área incorporada pelo bairro vizinho, Damas. Muitas pessoas queriam morar no bairro principalmente pela proximidade com o bairro Benfica reduto das famílias mais ricas da Capital, entre as décadas de 1940 e 1950.
O bairro atualmente tem um população de aproximadamente 12.264 pessoas distribuídos entre 6746 homens e 5518 mulheres de varias idades, o que representa 0,5% da população