Relatório Padronização de soluções
Ao padronizar uma solução, estamos determinando sua concentração real (ou pelo menos muito próximo do real).
Antes da padronização, a solução estava rotulada com a concentração a qual se desejava prepara-la. Como a volumetria compreende os métodos de baseados na reação de neutralização; com soluções padrão ácidas, podem ser determinadas substâncias alcalinas.
Semelhantemente, com soluções alcalinas, podem-se determinar substâncias ácidas. Erros de pesagem e aferição sempre acontece, então o fator de correção (fc) é usado para minimizar os erros durante os cálculos.
Para cada solução existe o que chamamos de padrão primário, que deve ser um reagente com um mínimo de pureza, pouco higroscópico e que seja finalmente pulverizado.
Deve-se fazer uma solução com esse padrão e proceder uma titulação normal, sendo o titulante a solução de concentração conhecida. Anota-se o valor gasto e procede fazendo os cálculos.
Alguns fatores a serem levados em consideraçao para a análise do erro na concentraçao real da soluçao advêm de eventuais descuidos na pesagem e diluiçao da soluçao. Entretando é importante ressaltar que o hidróxido de sódio (NaOH) é uma substância altamente higroscópica. Portanto, quando pesado neste experimento poderia estar umedecido, alterando o valor real da massa pesada para o preparo da solução, que no nosso ensaio foi constatado que não ocorreu esse fato.
Neste ensaio podemos observar fatores causadores de erros em uma análise química. Além disso, os conceitos de padrão primário e padronização foram evidentes, uma vez que sua aplicabilidade foi bem definida.
De modo geral, podemos afirmar que a prática foi muito proveitosa, relacionando conceitos aprendidos em classe com o que estava sendo praticado em laboratório.