Relatório QUI200 Preparo e Padronização de Soluções
1279 palavras
6 páginas
RelatórioQUI200
Preparo e Padronização de Soluções
Introdução
A prática consistia em padronizar soluções ácido-base preparadas através de titulações, observando o ponto de equivalência, ou seja, a quantidade de titulante adicionado é exatamente a mesma necessária para a reação estequiométrica do titulado, sendo assim o resultado ideal buscado em uma titulação. Através de um composto indicador, observar a mudança de cor da solução próximo ao ponto de equivalência.
Objetivo
Preparar uma solução de NaOH e HCl para determinar a concentração das soluções, utilizando o hidrogenoftalato de potássio para a padronização da solução de hidróxido de sódio. Já na solução de ácido clorídrico, a padronização é realizada por meio do uso da solução padrão de hidróxido de sódio.
Instrumentos
- Béquer
- Balão Volumétrico
- Pipeta Volumétrica
- Recipiente
- Água Destilada
- Frasco Erlenmeyer
- Bureta
Procedimento
Para a solução de NaOH 0,1mol/L
Hidróxido de sódio
Peso molecular: 40,00g
Dosagem: 97%
Foi calculadoquantas gramas de NaOH foram necessárias para preparar 250mL desta solução:
0,1mol ____ 1000mL 1molNaOH ____ 40g X ____ 250mL 0,025mol _____ Y X = 0,025 mol Y = 1g de NaOH
1gNaOH ____ 100% Z ____ 97% Z = 1,03g NaOH
Foi feita a pesagem com um béquer por parte do grupo de 1,03g de NaOH em uma câmara de proteção da balança para maior precisão.
Dissolvemos 1,03 de NaOH em cerca de 30,00mL de água destilada e transferimos quantitativamente a solução para um balão volumétrico completando com água destilada até a marca de aferição.
Utilizamos uma pipeta volumétrica para pipetar 10,0mL de hidrogenoftalato de potássio a 0,10000mol/L, transferindo posteriormente este volume para um frasco de erlenmeyer de 250mL acrescentando 4 gotas de fenolftaleína, o composto indicador, e acrescentamos uma quantidade de água destilada suficiente para a observação do experimento. Nota-se que não foi medida a quantidade de água