INOCULAÇÃO DE AMOSTRAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS EM MANIPULADORES
1197 palavras
5 páginas
1 INTRODUÇÃOO Staphylococcus aureus são bactérias patogênicas, gram-positivas, com catalase positiva que encontram-se principalmente em locais específicos, como nas narinas, na boca, nos ouvidos e nas mãos, estas produzem toxinas que tem ação básica e específica e muitas vezes pode causar de simples infecções até doenças patogênicas mais graves (FANKLIN, 1998).
Vale ressaltar que a cavidade nasal é uma das principais fontes de contaminação de Staphylococcus aureus, visto que a mão seria o meio de transmissão mais evidente, pelo fato da manipulação frequentemente de objetos e alimentos contaminados, não esquecendo também que nesses locais há uma grande diferença entre as bactérias a qual habitam este local e as bactérias transitórias, a qual faz parte este bacilo gram-positivo (RADDI, 1998).
Esta bactéria produz toxinas bastante conhecida, como a enterotoxina, esfolactina e a toxina da síndrome do choque térmico, as quais podem desde necrosar células, destruir macrófagos até ser letais. É importante saber, também, que são bacilos fermentadores, a qual produz ácido lático sem eliminação de gás e se desenvolvem perfeitamente em pH ótimo e temperatura ambiente (SILVA, 2007).
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
Reconhecer a presença de Staphylococcus aureus nas mãos e boca dos manipuladores.
2.2 Objetivo específico
Identificar a presença de Staphylococus aureus nas mãos e boca dos manipuladores. Averiguar a higienização das mãos e da boca dos manipuladores.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais
Swab
Tubos de ensaio
Água peptonada
Placas de Petri com Ágar Baird-Parker (ABP)
Bico de Busen
Estufa bacteriológica
3.2 Métodos
Abriu-se o swab, umedeceu-se o algodão do swab com água peptonada, retirando-se o excesso nas bordas do frasco para superfície secas; para, assim, ser feita a coleta do material na mão do manipulador de alimentos, o qual se deve ser passado em toda a mão, principalmente entre os dedos, nas unhas e no punho. Na área estéril próximo ao