Relatório notícia de jornal
JOVEM PREFERE ABRIR UMA FRANQUIA A SER EMPREGADO
A notícia publicada no Jornal da Tarde do dia 24 de Abril de 2012, traz um assunto interessante para a área de administração. As pessoas, principalmente jovens entre 21 e 30 anos, estão preferindo abrir um negócio próprio ao invés de trabalhar como empregado.O jornalista explica que isso é devido ao fato dos jovens não apresentarem um perfil de quem quer investir numa carreira em grandes organizações, o jovem quer resultados mais rápidos e é mais dinâmico.
A notícia ainda comenta que muitos desses jovens não tem o capital necessário para abrir um empreendimento próprio, por isso, acabam optando pela franquia, que oferece muitas opções e com investimentos mais baixos.
Depois a notícia dá exemplos de pessoas que seguiram está ideia. Um publicitário que optou por uma franquia de alimentação SELETTI, um administrador que investiu na RISOTTO MIX, uma terapeuta ocupacional que investiu na BROU 'NE. O consultor do SEBRAE aconselha as pessoas pensar bem pois a franquia é um negócio com pouca autonomia e os custos de abertura são os mesmos de uma empresa comum e ainda tem que se contar com as taxas da franquia.
Bom, essa matéria é boa pois permite uma reflexão a respeito da sociedade e da importância da administração. Em primeiro lugar, podemos dizer que esta escolha, feita pelos jovens brasileiros, reflete o fato de que muitos não tem o hábito de planejar a vida profissional a longo prazo, quando chegam aos 20 e poucos anos sem uma situação financeira definida e estável, procuram resolver de uma forma rápida e aparentemente mais fácil, que seria a franquia. Essa opção, para muitos, significa se livrar dos inconvenientes da subordinação a um chefe ou patrão.
Em segundo lugar, podemos dizer que essa opção também reflete um desconhecimento da problemática que envolve administrar um negócio, novo ou uma franquia. Muitos jovens acham que administrar