Relatório MRU
Experimento:
MRUV
Aluno: Murielle Fernandes Paranhos
Matricula: 201102315656
Professor: Haroldo
Curso: Engenharia de Produção
OBJETIVOS
Este experimento tem como objetivo o estudo do movimento retilíneo uniformemente Variável
(M.R.U.V), por meio da medida da velocidade de um carrinho que desliza sobre um trilho de ar. O trilho de ar é usado para minimizar a força de atrito com inclinação em ângulo de 5º e 10º.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (M.R.U.V.) Movimentos que possuem aceleração escalar instantânea constante (não nula) são chamados Movimentos Retilíneos Uniformemente Variados. Decorre imediatamente, que se a aceleração escalar é a mesma em todos os instantes ela coincide com a aceleração escalar média, qualquer que seja o intervalo de tempo considerado: α= αm = Δv/Δt = constante (≠ 0)
Assim, no M.R.U.V., a variação da velocidade Δv é diretamente proporcional ao intervalo de tempo Δt correspondente. Isso significa que no M.R.U.V. a velocidade escalar experimenta variações iguais em intervalos de tempo iguais. Sendo Vo a velocidade escalar no instante t=0, denominada velocidade inicial, e v a velocidade escalar num instante t, vem: α = αm = Δv/Δt α = v – vo/ t – 0
Essa função estabelece como varia a velocidade escalar no decurso do tempo: vo e α são constantes e a cada valor de t corresponde um valor v.
Movimento acelerado uniformemente - O módulo da velocidade escalar aumenta ao longo do tempo. Velocidade e aceleração escalares têm sentidos e sinais iguais.
Movimento retardado uniformemente - O módulo da velocidade escalar diminui no decurso do tempo. Velocidade e aceleração escalares têm sentidos e sinais contrários.
Função horária [V= f(t)] M.U.V VF = V0 + a.t