Relatório movimento
PROFESSOR: Drº Adeilson Pessoa de Melo
Experimento 1032.006_2 O Movimento Retilíneo uniformemente acelerado
Fabiana Emmanuelle Prudente
Lorena De Queiroz
Thiers Pereira Souza
Aracaju/SE
26 de janeiro de 2014
Sumário
1.
1. INTRODUÇÃO
A Física é a ciência que se preocupa em descrever e explicar os fenômenos naturais. As primeiras descobertas em Física ocorreram na Pré-história, como tentativas de resolver problemas práticos ou facilitar as tarefas do homem. Apesar do grande número de descobertas, os conhecimentos ainda não estavam sistematizados numa teoria explicativa. Apresentavam-se como resultados independentes, obtidos um a um como solução de problemas práticos específicos.
Por volta de 600 a.C. nascia a Filosofia, com os gregos. Era uma tentativa de explicar tudo por meio da razão de ser das coisas. E os gregos formularam os princípios gerais do movimento. A extensa obra de Aristóteles(384-322 a.C.) tornou-se o marco de toda a Física europeia por mais de 1500 anos. Para ele, o movimento é impossível no vazio, pois falta um referencial com relação ao qual se determina o movimento. Aristóteles estava bem consciente de que, no vazio (vácuo), sem a resistência do ar, todos os corpos, 'leves' e 'pesados' cairiam à mesma velocidade, o que para Aristóteles era absurdo; portanto ele concluiu que o vácuo não pode existir.
Galileu Galilei(1564-1642) corrigiu muitos erros de Aristóteles usando a experimentação para comprovar seus argumentos. Aproveitando os resultados já obtidos por homens como Galileu e Kepler, o inglês Isaac Newton(1642-1727) realizou a primeira grande síntese da história da Física. Reuniu as explicações de diversos fenômenos mecânicos do cotidiano sob três princípios gerais: as chamadas leis de Newton da Dinâmica.
Isaac Newton publicou estas leis em 1687, no seu trabalho de três volumes intitulado Philosophiae Naturalis Principia