Relatório - Movimento bidimensional
Movimento Bidimensional
1. Objetivo
Objetivou-se neste experimento registrar o movimento parabólico de um corpo sobre uma mesa de ar quando esta é inclinada e determinar as equações de movimento que caracterizam o movimento bidimensional.
2. Resumo Neste laboratório foi possível verificar, através do lançamento de um puck, um movimento em duas dimensões, mais especificamente, um movimento de projétil. Conceitos desse tipo de movimento, bem como as Leis de Newton, foram utilizados para um melhor entendimento dos movimentos bidimensionais e suas aplicações.
3. Introdução Teórica Uma série ampla de movimentos pode ser tratada como movimentos bidimensionais. Nesses movimentos, é de fundamental importância a escolha dos eixos. Estes devem ser escolhidos de forma a facilitarem a interpretação e a resolução do problema através das leis de Newton. Os movimentos bidimensionais são aqueles que ocorrem num plano. O estudo da composição de movimentos é facilitado pelo uso da noção de vetores e as operações de adição e subtração de grandezas vetoriais. Para facilitar a visualização e a interpretação desses movimentos, além da escolha dos eixos, é necessário decompô-los em outros dois movimentos, de acordo com os eixos escolhidos.
Equações básicas do Movimento Bidimensional Como a aceleração da gravidade aponta na direção perpendicular à superfície da Terra, o sistema de coordenadas cartesianas mais indicado é aquele no qual um dos eixos é paralelo ao chão (eixo x) e o outro eixo é paralelo à aceleração da gravidade (eixo y). O movimento pode ser descrito pela composição de dois movimentos: um na direção vertical (eixo y) e outro na direção horizontal (eixo x). Ao longo do eixo x, como não existe aceleração nessa direção, o movimento é uniforme e temos as seguintes equações:
Ao