Relatório momento de inércia
Momento de Inércia
Alunos: Carlos Alberto J. M. Petri Thiago Tadaki Rosangela Silva Oliveira
Laboratório de Física II, Professora: Augusta.
16 de setembro de 2006
1. Resumo:
Neste experimento procurou-se estudar o momento de inércia de um sistema de discos e também a conservação da energia mecânica. Para tal, montou-se o sistema de discos e enrolou-se a ele um fio de nylon com um peso suspenso em uma das extremidades. O peso foi liberado diversas vezes, e o tempo de queda e o numero de rotações do disco até o repouso foram coletadas. A partir dos dados obtidos e fundamentado em conceitos teóricos foi possível calcular as velocidades linear e angular e por conseqüência as energias envolvidas. Ao final do experimento, baseado nos cálculos e comparações, verificou-se a conservação da energia.
2. Objetivos:
a) Determinação experimental do momento de Inércia de um conjunto de discos. b) Verificação experimental da Conservação de Energia Mecânica.
3. Introdução:
Definindo-se o momento de inércia como sendo:
[pic]
e considerando-se uniforme a distribuição de massa em todos os respectivos volumes (eixo-disco); o somatório torna-se:
[pic]
onde r0 é o raio do furo central do disco, R é o raio do disco e dm é um elemento de massa. Resolvendo a equação (2), temos:
[pic]
A partir da equação (2), pode-se determinar o momento de Inércia do disco r0 for muito pequeno comparado com o raio R do disco. Aproximando [pic](disco maciço), obtendo-se:
[pic]
Portanto, a partir de (3) até (4), podemos determinar o momento de Inércia do conjunto eixo-disco com uma previsão de erros para uma posterior comparação com os valores obtidos experimentalmente.
Conservação de Energia Mecânica
Desprezando-se a transformação