Relatório metalográfia (com um microscopio ruim)
Preparação de Amostras Metálicas para Análise Metalográfica
1. Objetivos
O objetivo do presente relatório é descrever os conceitos gerais e procedimentos na preparação do corpo de prova para análise. Objetiva-se também, analisar a microestrutura dos materiais, no caso, a liga aço carbono, e visualizar as diversas fases. Tem como finalidade também, expor os procedimentos e métodos para preparação para a análise possibilitando assim, a verificação dos equipamentos no laboratório. Também por meio da análise, elucidar, bem como visualizar conceitos teóricos relacionados à ciência e tecnologia dos materiais.
2. Introdução
A metalografia consiste do estudo dos constituintes e das estruturas dos metais e ligas. Esta técnica é eficaz para prever e/ou explicar as propriedades e comportamentos de metais e ligas, visto que esta permite conhecer a estrutura do material, seus constituintes macroestruturais ou microestruturais, bem como morfologia e distribuição.
O controle de qualidade de um produto metalúrgico pode ser estrutural e dimensional. O segundo preocupa-se em controlar as dimensões físicas de um determinado produto, denominado Metrologia. O primeiro preocupa-se com o material que forma a peça, sua composição, propriedade, estrutura, aplicação, etc. Pode ser: físico, químico, metalográfico e especial.
Procura relacionar a estrutura íntima do material com as suas propriedades físicas, com o processo de fabricação, com o desempenho de suas funções e outros. Pode ser: Macrográfico ou Micrográfico.
A importância da análise metalográfica decorre do fato de as propriedades mecânicas de um metal dependerem não só de sua composição química, mas também dos arranjos atômicos e etc. que determinará várias das características do material. Esta análise possibilita conhecer a estrutura do material analisado, tendo em vista que as propriedades mecânicas do mesmo dependem de sua composição química e de sua textura.
A apropriada preparação de