Relatório Metais Alcalinos Terrosos
Trabalho apresentado na disciplina de Química Inorgânica Experimental. No curso de Química Licenciatura. Segundo semestre. Pelas alunas:.
Para a Profª.
Guarapuava,
2013
Objetivos
Visualizar através de experimentos as propriedades dos metais alcalinos terrosos;
Testar a ação do metal Magnésio em água e solução de ácido clorídrico;
Preparar óxidos de magnésio;
Testar solução da amônia em sais de magnésio;
Ver a solubilidade dos cromatos de metais alcalinos terrosos.
Resultados e discussões
2.1 Propriedades redutoras do magnésio
O magnésio encontrava-se em aparas, lascas metálicas, de coloração prata e cinza escuro, o metal era mole e bem fino.
Os metais do grupo metais alcalinos terrosos possuem coloração branco prateada, são relativamente “moles”, apesar de serem mais duros que o Grupo I. O magnésio, em especial, é o único do grupo II produzido em larga escala, pois é estruturalmente leve e muito importante por sua densidade baixa.
Em contato com a água, nada aconteceu no tubo de ensaio (que não foi aquecido), o que explicou-se depois, pois o magnésio é um agente redutor quando comparado com os outros do grupo, apresenta um valor intermediário em seu potencial de redução não reagindo com água fria, porque ele apresenta uma camada de óxido protetora dificultando reações enquanto não é removida, mas se decompõe em água quente formando e ou e .
Já em contato com ácido clorídrico o metal reagiu e liberou gás (figura 1), a cor tornou-se branco prateada brilhante. Todos do grupo II quando reagem liberam e formam seus respectivos cloretos, essas reações ressaltam o caráter básico crescente de cima para baixo. [1]
Figura 1. Mg reagindo com HCl
Representação:
2.2 Preparação do e do
Ao aquecer o magnésio na chama do bico de Bunsen, ele incendiou e foi mantido acima da tela enquanto irradiava forte luz branca