vinhos
PRODUÇAÕ DE VINHOS
E ESPUMANTES
Acadêmicas: Cristina Mazon Hessmann Larissa Vigo Mariana Sobreiro Marina Koneski
Florianópolis, 2009.
Introdução
O vinho é uma bebida alcoólica, resultante da fermentação do mosto de uvas frescas, sãs e maduras por intermédio de microrganismos chamados leveduras, as quais transformam o açúcar do sumo da uva em álcool etílico, anidro carbonico e uma série de elementos secundários em quantidades variadas. Em função disto, o vinho é considerado um produto elaborado, diferenciando-se dos produtos fabricados, caracterizados por misturas de diversas matérias-primas.
É impossível apontar com precisão o local e a data em que o vinho foi feito pela primeira vez. Estudiosos supõem que a bebida seja conhecida há milhares de anos, desde a era primitiva do homem nômade. Em escavações realizadas por arqueólogos na Turquia, na Síria, no Líbano e na Jordânia foram encontradas sementes de uvas da Idade da Pedra (Período Neolítico B), que datam cerca de 8000 anos a.C. Há inúmeras lendas que contam como teria começado a produção de vinhos e a primeira delas está no Velho Testamento.
Os primeiros países latinos a receber sementes de uvas foram: Estados Unidos, Argentina, Chile e Brasil. Quem trouxe as uvas para as Américas foi Cristóvão Colombo na sua segunda viagem às Antilhas em 1493, e se espalhou a seguir para o México e sul dos Estados Unidos e às colônias espanholas da América do Sul. No