relatório MCMA
Tratamentos Térmicos de Têmpera, Normalização e Recozimento
Pleno, Aplicados ao aço SAE 1070.
Disciplina – MCMA
1
Objetivo
Pesquisar sobre os tratamentos térmicos de têmpera, normalização e recozimento pleno, aplicados ao aço 1070.
Introdução
O que é TRATAMENTO TÉRMICO?
O conjunto de operações de aquecimento do aço sobre controladas temperaturas, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento é chamado de tratamento térmico. Os diferentes tipos de tratamento têm como objetivo alterar as propriedades do aço ou conferir determinadas características ao metal.
Enquanto os aços de baixo e médio carbono, geralmente, são utilizados após serem forjados ou laminados, os aços de alto carbono e com elementos de liga necessitam ser submetidos a tratamentos térmicos antes da respectiva aplicação.
Recozimento, normalização, têmpera, revenimento e coalescimento são os tipos de tratamento térmicos mais comuns.
O tempo tem uma influência nos tratamentos térmicos, quanto mair o tempo na temperatura de austenização, maior a segurança da completa dissolução das fases na austenita. Tempos longos facilitam a oxidação e a descorboneta.
O revestimento é um dos elementos mais importantes nos tratamentos térmicos, pois efetivamente determinará a microestrutura, além da composição do aço (teor de carbono e elementos de liga).
Após aquecer o material é necessário, que ocorra o resfriamento do mesmo. Os principais meios de resfriamento são:
Ambiente do forno (+ brando)
Ar
Banho de sais ou metal fundido (+ comum é o de Pb)
2
Óleo
Água
Soluções aquosas de NaOH, Na2CO3 ou NaCl (+ severos)
AÇO 1070
FITA DE AÇO CARBONO SAE 1070 SEM TÊMPERA
A fita de aço SAE 1070, é um aço com alto teor de carbono, relaminada a frio, que é utilizado na fabricação de peças estampadas que serão posteriormente tratadas termicamente por processos de têmpera. Este aço possui propriedades