Dicas para redação em Concurso
Eliana Nunes
Professora de Língua Portuguesa da EE Zilda Romeiro
DIRETORA EXECUTIVA DA APEOESP
Contatos elianaprof@yahoo.com.br:
Redigir ou escrever é o ato de meditar, refletir. O autor aperfeiçoa sua técnica de escrita com a leitura, a análise de bons textos literários, jornalísticos, filmes, debates e conversas abertas, onde temas variados trazem novas experiências culturais para o produtor do texto. Redigir bem não depende de dom (capacidade), mas de interesse e força de vontade em produzir um novo texto competente, claro e objetivo.
Não há escrita sem leitura, sem reflexão, sem a adoção de um ponto de vista, sem um desejo por parte de quem escreve, de manifestar-se a respeito de um determinado tema ou assunto.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - UM PRIMEIRO PASSO
O entendimento de um texto, ainda o elemento básico da comunicação humana, implica uma análise: a sua decomposição em partes. Só assim, o seu entendimento é possível.
Às vezes, quando um texto é ambíguo, é o conhecimento de mundo que o leitor tem dos fatos que lhe permite fazer uma interpretação adequada do que se lê. Um bom exemplo é o texto que segue:
"As video-locadoras de São Carlos estão escondendo suas fitas de sexo explícito. A decisão atende a uma portaria de dezembro de 1991, do Juizado de Menores, que proíbe que as casas de vídeo aluguem, exponham e vendam fitas pornográficas a menores de 18 anos. A portaria proíbe ainda os menores de 18 anos de irem a motéis e rodeios sem a companhia ou autorização dos pais. (Folha Sudeste, 6/6/92)”.
É muito provável que se tenha tido a intenção de dizer que os menores estão proibidos de ir a rodeios sem a companhia ou autorização dos pais e de freqüentarem motéis.
Como se vê, a compreensão do texto depende também do conhecimento de mundo, o que nos leva à conclusão de que o aprendizado da leitura depende muito das aulas de Português, mas também de todas as outras disciplinas sem exceção.