Relatório leis de newton
Allan da Silva
Ilton
Jiancarlo de Almeida
Tiago Bueno
Tiago Chaves
Tiago Moraes
Willian
Curso de Engenharia de Produção da Faculdade Educacional de Araucária
Primeiro Período – Turma D
Resumo. Este trabalho tem como objetivo comparar os resultados obtidos no experimento em laboratório com as teorias sobre as leis de Newton .
Palavras chave: experimento, teoria prática.
1-Introdução
Este experimento tem o objetivo de demonstrar a aplicação dos conceitos das leis de Newton. No qual utilizando-se um laboratório de física foram realizados os experimentos de força de atrito e decomposição de forças nessa ordem. No primeiro utilizamos dois blocos de madeira, um deles com uma superfície de borracha, no outro um carrinho com massa de 50g em uma rampa com 30° em relação ao eixo +Ox.
2- Procedimento Experimental
2.1 Experimento de força de atrito
Neste experimento foram utilizados dois blocos de madeira com formato retangular um deles com uma superfície de borracha e um dinamômetro.
Com o auxílio do dinamômetro foram obtidos os valores da força mínima necessária para vencer o atrito estático relacionados na tabela 01, e também foram obtidos os valores de força mínima necessária para manter o bloco em movimento conforme tabela 02.
Os experimentos foram realizados sobre a bancado do laboratório.
Para melhor interpretação das forças atuantes sobre o bloco foi construído o diagrama de corpo livre que pode ser representado pela figura abaixo.
O diagrama indica todas as forças que atuam sobre o corpo. Onde "N" é a força normal, "P" é a força peso, "fa" a força de atrito e "F" a força Encontrada no dinamômetro.
Com os valores de F é possível determinar o coeficiente de atrito(µ) para cada condição avaliada no experimento, através da formula: (1)
Tabela 01 Face do bloco | Força estática (N) | atrito (µ) | Maior madeira | 0,86 N | 0,26 |