Estudo da liguagem
O estudo apropriado da Língua , representa a possibilidade de igualdade social, na medida em que todos tenham acesso a ela. O domínio da própria Língua, mais do que nunca , é destaque nas diferentes áreas do conhecimento, principalmente porque um profissional que domina bem seu idioma, consegue brilhar onde quer que esteja.
Ainda, seu domínio representa possibilidade de maior clareza para se expressar, maior capacidade de interpretação, condições de penetrar a leitura do mundo oculto e das entrelinhas dos discursos, força para não se deixar dominar e enganar... enfim, é a chave da libertação da ignorância.
Esta monografia surgiu do reconhecimento da necessidade de avaliar o trabalho dos profissionais da Língua Portuguesa dentro das salas de aula. E ainda de mudar com urgência, a forma do ensino da Gramática, ministrado nas salas de aula.
Não que não haja descontentamento em todas as áreas interessadas: os professores sentem que a doutrina gramatical é ultrapassada, incoerente e muitas vezes simplista até a ingenuidade. Os alunos tendem a desencantar-se de uma disciplina que só tem a oferecer-lhes um conjunto de afirmações aparentemente gratuitas e sem grande relação com fatos observáveis. Na sala de aula, às vezes o único refúgio são as atitudes autoritárias, quando o professor não se sente em condições de liderar discussões verdadeiramente racionais sobre a gramática.
O presente trabalho é parte de um projeto maior que pretendo levar adiante nos próximos anos, dentro da própria sala de aula e fora dela, através de pesquisas e estudos aprofundados que busquem uma saída para o problema do descaso para com a própria Língua e do desconhecimento correto e aprofundado da mesma.
Para auxiliar e reforçar os pontos defendidos e apontados aqui , contei com a ajuda de alunos da 8ª série do ensino fundamental. Para completar esse trabalho fiz uma pesquisa de campo, penso que acrescentada aqui possibilita uma fidelidade maior nas informações.