Relatório de fisica - leis de newton
Instituto de Física
EXPERIMENTO 3:
PRIMEIRA E SEGUNDA LEI DE NEWTON
Alunos: Jefferson Marques Santos . Tassio Cardoso Lopes .
Introdução
O experimento tem por finalidade mostrar e facilitar o estudo de um corpo em um sistema com atrito desprezível. Tentando verificar a validade das duas primeiras leis de Newton. Mostrando que quando a ação de uma força é nula, o corpo se encontra em repouso ou movimento retilíneo uniforme. Comprovando-se a primeira lei de Newton, que afirma um corpo permanece no seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme (MRU), a menos que seja obrigado a mudar esse estado pela atuação de uma força diferente de zero. Calculando a aceleração adquirida por um sistema sob a ação constante de uma força, verificar que a aceleração adquirida por um corpo sob a ação de uma força constante é diretamente proporcional à massa do corpo. Comprovando assim a segunda lei de Newton, que afirma que a aceleração que um corpo adquire é diretamente proporcional à resultante das forças que atua sobre ele e tem a mesma direção e sentido desta resultante. Em termos algébricos, a primeira e a segunda lei de Newton estabelecem respectivamente que:
FR = ∑ F ⃗=0 ↔ v = c (c é constante) → a = 0 (MRU) (1° Objetivo deste experimento)
FR = ∑ F ⃗=Mtotal a ⃗= (M+m)a ∑ F ⃗=mg mg=(M+m)a (2° Objetivo deste experimento) Figura 1: Esquema prático do experimento realizado ressaltando os diagramas de corpo livre de cada objeto.
O experimento realizado e apresentado neste relatório tem referência no estudo do movimento. Com o auxilio do trilho de ar, um instrumento que evita o atrito entre as superfícies estudadas, houve uma coleta de dados, e através desta obteve-se alguns resultados a partir de cálculos matemáticos.
Metodologia
Equipamentos Utilizados Trilho de ar retilíneo; Compressor de ar e mangueira flexível; Roldana com grampo de fixação (Polia) e fio;