Resumo do texto de rubens alves
Ensinar o que não se sabe...
O autor descreve três idades do ensinamento, a 1ª idade do ensinamento é que se ensina o que se sabe, ou seja, os saberes sabidos, as coisas que no transcorrer do tempo foram aprendidas pelas gerações mais velhas, e que agora foram transmitidas as gerações mais novas, como se fosse ferramentas de uma caixa.
A 2ª idade é a que se ensina o que não se sabe, o autor compara essa fase a um navegador que saiu para navegar, e chega trazendo nas mãos os mapas que desenhara nos mares onde navegara. Mapas são metáforas do mundo dos saberes, ou seja, os mapas são descobertas que cada pessoa faz, é a busca do conhecimento, é o próprio conhecimento, quando se encontra, o conhecimento, construiu-se o seu próprio mapa, e se pode transmitir esse conhecimento a outros. São através dos mapas que encontramos as rotas a serem seguidas. O professor mostra aos alunos os seus mapas e fala sobre aquilo que sabe e através de seu muito conhecimento ensina a outros a navegar por mares desconhecidos. Essa é a grande alegria do professor, quando vê o seu discípulo partindo para o desconhecido.
“ENSINAR O QUE NÃO SE SABE,” A isso o autor chamou de pesquisar, ou seja, ensinar a pesquisar, uma aventura por um mar que ninguém mais conhece, isto é, a busca do conhecimento.
O autor fala da ultima idade que é a do esquecimento, desaprender os saberes que havia aprendido, ou seja, quando paramos de aprender, não buscamos mais o conhecimento, paramos de pesquisar, quando a própria idade, a memória falha e a velhice nos impede de