Relatório Lei de Hook
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
RELÁTORIO DA PRÁTICA: FÍSICA I
Lei de Hooke e Associação de Molas
FORTALEZA
2013
1 – OBJETIVOS
Observar a lei de hooke, determinar a constante elástica de uma mola helicoidal, verificar atrás das molas um peso desconhecido e achar a constante elástica de uma associação.
2 - MATERIAL
- Molas cilíndricas em espiral (molas helicoidais);
- Massas aferidas;
- Base com suporte;
- Régua
3 - INTRODUÇÃO TEÓRICA
A lei de Hooke é a lei da física relacionada à elasticidade de corpos, que serve para calcular a deformação causada pela força exercida sobre um corpo, tal que a força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilíbrio vezes a característica constante da mola ou do corpo que sofrerá deformação: (No SI, F em newtons, k em newton/metro e Δl em metros.)
Nota-se que a força produzida pela mola é diretamente proporcional ao seu deslocamento do estado inicial (equilíbrio). O equilíbrio na mola ocorre quando ela está em seu estado natural, ou seja, sem estar comprimida ou esticada. Após comprimi-la ou estica-la, a mola sempre faz uma força contrária ao movimento, calculada pela expressão acima. A Constante elástica K é dada pela formula:
(Modulo de rigidez do material), d(Distancia do arame), n(números de espirais da mola) e D(diâmetro interno da espiral).
Molas em série (as forças são iguais, mas cada mola tem sua constante elástica): e mas e Molas em paralelo (as distâncias são iguais, mas cada mola tem sua constante elástica): e Temos e 4 – PROCEDIMENTOS I
4.1 Submeti as molas 1, 2ª, 2b e 3 a diferentes forças (pesos) e meça os alongamentos correspondentes. Lance os resultados na Tabela 5.1
Mola 1
Mola 2a
Mola 2b
Mola 3
Força (gf)
Alongamento (cm)
Força (gf)
Alongamento (cm)
Força (gf)
Alongamento (cm)
Força (gf)
Alongamento (cm)
20
4,00
20
2,80
20
2,70
200
3,50
40
8,00
40
5,40