Teoria Geral da Administração
“Administração por Processos” “Administração Por Objetivos” “Cultura Organizacional”
Hortolândia 2013
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
“Administração por Processos” “Administração Por Objetivos” “Cultura Organizacional”
Sumário
1. Teoria geral da Administração
Teoria é o conjunto de princípios e conhecimento fundamentais e especulativos, mas racionais de uma ciência ou arte, gerando opiniões sistemáticas a respeito do assunto considerado.
Geral é o amplamente disseminado e comum à maior parte dos envolvidos no assunto, abrangendo um todo que pode ser mais bem compreendido.
Administração é o sistema estruturado e intuitivo que consolida um conjunto de princípios, processos e funções para Alavancar, harmoniosamente o processo de planejamento de situações futuras desejadas e seu posterior controle e a avaliação de eficácia e efetivamente, bem como a organização estrutura e a direção dos recursos das organizações para os resultados esperados, com a minimização dos conflitos interpessoais.
Teoria Geral da Administração é o conjunto de princípios e conhecimento disseminados e comuns a pratica administrativa quanto às atividades de planejamentos, organização, proporcionando otimização dos resultados das organizações.
Ainda que possa não ser unanimidade, pode-se considerar que William Edwards Deming foi o principal idealizador da teoria da Administração por processos.
O autor deste livro considerou esta situação por três razões básicas
O instrumento administrativo da qualidade total foi o que mais contribuiu para a consolidação do que está sendo chamada de teoria da administração por processos;
A questão da qualidade total é a que sofreu maior evolução e estudos de sustentação ao longo do tempo, e também a que mais recebeu elogios e menos recebeu critica;
O estudioso Willian Edwards Deming foi quem mais contribuiu para a estruturação geral e a melhor aplicação da