Relatório de Física - lei de hook
Turma: 0002010EM23
Data de realização do experimento: 12/12/2014
Professor: Dra. Denise Fernandes de Mello
Nomes:
Cristofer Alan Costa Santos RA: 141010827
Lucas de Martini Fernandes RA: 141011815
Rafael Lemes Rodriguez RA: 141011521
Rodrigo dos Santos Cruz RA: 141011378
Thiago Rinaldi Bagalhi RA: 141011599 Bauru, SP.
1. Objetivo
Determinar as contantes elásticas estática e dinâmica da mola.
2. Introdução
No nosso dia a dia encontramos diversas molas. Elas estão presente nos carros junto aos amortecedores, nos espirais de cadernos, etc. Com facilidade podemos produzir uma mola, basta enrolarmos um fio rígido em volta de um lápis e pronto, temos uma mola helicoidal. A força que uma mola exerce quando a comprimimos ou a esticamos pode ser descrita macroscopicamente como sendo uma força que tende a trazer a mola de volta ao seu comprimento inicial.
Em muitos dos mais variados objetos e equipamentos usados no dia-a-dia está presente no seu funcionamento uma mola e a força elástica por ela proporcionada, como por exemplo, nos brinquedos de corda, carrinho de fricção, relógio cuco, balanças analógicas, dinamômetro, entre muitos outros, inclusive em aulas de pilates contemporâneo, no qual as máquinas essenciais são quatro, e três delas trabalham com o sistema de molas, sendo até mesmo em algumas aulas ensinada a força elástica para os alunos.
Denominamos força elástica a força com a qual uma mola reage a uma força externa que a comprime ou a distende. A reação da mola age no sentido de desfazer a alteração provocada em sua forma. É por isso que a classificamos como sendo uma força restauradora.
Todo sistema físico tem suas características que podem ser determinadas experimentalmente. No sistema de mola, Robert Hooke procurou, através de seus estudos, obter uma relação