Relatório Intervalo Fixo
INTERVALO FIXO (FI)
1. OBJETIVO
Este exercício visa obter, no animal, um desempenho característico de contingências temporais de reforçamento. O reforço (comida) só será apresentado ao animal a intervalos fixos de a cada sessão: FI- 5, FI-8, FI-12, FI-15 em quinze minutos.
O objetivo aqui foi manter o Sniffy respondendo em um esquema de FI-15 através de aproximações sucessivas.
2. Metodologia
2.1 Sujeito
O sujeito utilizado para a realização do experimento foi um rato branco sem distinção de sexo, controlado por um programa eletrônico virtual denominado Sniffy Pro, versão 2.2. Esse novo método virtual pode oferecer as mesmas funções para realizar um experimento.
2.2 Ambientes, Materiais e Instrumentos
Como o experimento foi realizado por um programa virtual, o ambiente foi um laboratório de informática. O objetivo Sniffy Pro é possibilitar ao usuário uma ação idêntica a própria caixa manual de Skinner. Sendo o modo virtual de uma caixa, é formada de uma estrutura quadrangular e equipada com: barra de deliberação de comida – um fator que diferencia do experimento original, uma ilustração de um bebedouro, uma parede compassiva com dispositivos sonoros e visuais que são controlados pelo usuário, disponibilizando tais configurações para a utilização.
2.3 Procedimento
Para que o rato virtual mantenha a frequência e continue respondendo a uma razão 15, inicialmente utilizamos um esquema reforçando o comportamento do sujeito de 5 respostas de pressão a barra. Logo após a essas respostas utilizamos para reforçar a razão FI – 8. Em seguida a razão de FI - 12, onde o sujeito permaneceu obtendo respostas frequentes.
Para dar continuidade ao experimento, concluímos com a sessão FR-15, onde o rato virtual obteve os reforços.
As respostas de pressão a barra, foram anotadas minuto a minuto por 15 minutos. Anotados da seguinte maneira: quando a pressão a barra relatar reforços, marcamos com “ / “ e quando não relatar os