Relatório IG e PSR
Graduação em Odontologia
RELATÓRIO DE IG E PSR
Disciplina: Odontológica I
Acadêmico (a): Andrêza Sales Alves Holanda
Professor (a): Larissa Marinho Azevedo
Quixadá, 11 de fevereiro de 2015.
IG (Índice Gengival)
Objetivo
Avaliar as condições da gengiva, de modo a distinguir claramente entre a severidade da lesão e a situação gengival, quantidade de lesão. O índice gengival não leva em consideração sangramento periodontal ou profundidade de sondagem. Os critérios limitam-se às alterações dos tecidos gengivais marginais.
Composição do Exame
O índice gengival é composto por quatro escores para determinar a ausência ou presença de inflamação na margem da gengiva, considerando tanto as alterações de forma e cor da mesma como também a ausência ou presença de sangramento gengival.
1. Gengiva Saudável;
2. Inflamação leve com alteração de cor, presença de edema e ausência de sangramento;
3. Inflamação moderada com gengiva de coloração vermelha, presença de edema e sangramento;
4. Inflamação severa com gengiva de coloração vermelha, presença de edema, ulceração e tendência ao sangramento espontâneo.
Esse índice pode ser avaliado de uma forma dicotômica, onde os escores 0 e 1 correspondem à ausência de sangramento e os escores 2 e 3, a presença de sangramento gengival considerando, dessa forma, ser o sangramento gengival o primeiro sinal clínico de inflamação. Assim, a ausência ou presença de sangramento gengival, quando uma sonda percorre a margem do sulco ou a margem da bolsa periodontal, é chamado de Índice de Sangramento Gengival (ISG) e permite estabelecer o diagnóstico de gengivite.
Realização do Exame
Durante a realização do IG, a sonda milimétrica (Carolina do Norte ou Willians) deverá percorrer toda a extensão da margem gengival formando um ângulo de aproximadamente 45 graus com a superfície do dente, penetrando levemente no sulco gengival. Na ficha do IG marca-se todas as faces que