Modernismo
Modernismo
Na Europa do final do século XIX e início do XX muitos artistas não mais desenhavam segundo as regras ensinadas nas academias de arte. Eles buscavam novas formas de desenhar, esculpir e pintar e assim deram origem a novos estilos artísticos. Conheça alguns deles:
Cubismo
Obra cubista de Marcel Duchamp
O artista cubista transforma paisagens, pessoas e objetos em formas geométricas, além de desenhá-los como se fossem vistos em vários ângulos ao mesmo tempo.
Origem
Este movimento artístico tem seu surgimento no século XX e é considerado o mais influente deste período. Teve sua origem na obra de Cézanne. Com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros, a arte cubista rompeu com os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza. A imagem única e fiel à natureza, tão apreciada pelos europeus desde o Renascimento, deu lugar a esta nova forma de expressão onde um único objeto pode ser visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo.
História movimento cubista
O marco inicial do Cubismo ocorreu em Paris, em 1907, com a tela LesDemoiselles d'Avignon, pintura que Pablo Picasso levou um ano para finalizar. Nesta obra, este grande artista espanhol retratou a nudez feminina de uma forma inusitada, onde as formas reais, naturalmente arredondadas, deram espaço a figuras geométricas perfeitamente trabalhadas. Tanto nas obras de Picasso, quanto nas pinturas de outros artistas que seguiam esta nova tendência, como, por exemplo, o ex-fauvista francês – Georges Braque – há uma forte influência das esculturas africanas e também pelas últimas pinturas do pós-impressionista francês Paul Cézanne, que retratava a natureza através de formas bem próximas as geométricas.
Natureza Morta com Maçãs e Laranjas, 1895/1900 - Cézanne Le Demoiselles d’Avignon, 1907 - Picasso Violino e Candelabro, 1910 - Braque
Historicamente o