Relatório física III - Linhas equipotenciais
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL III – FIS 123
PROFESSOR: ALBERTO ULISSES SÃO PAULO
DUPLA: DEIBSON DAVI DO CARMO E DANILO SOUZA MAGALHÃES
DATA: 17/11/2013
EXPERIMENTO 06
LINHAS EQUIPOTENCIAIS
1 – Introdução:
Linha equipotencial é o conjunto infinitesimal de pontos cuja característica é a diferença de potencial igual à zero, ou seja, para um ponto pertencer à mesma linha equipotencial é necessário que este não tenha diferença de potencial em relação aos outros pontos que à compõe.
Essas linhas são perpendiculares às linhas de forças. Por meio do traçado das linhas equipotenciais e relacionado o campo elétrico com o potencial, procura-se estimar a direção e sentido do vetor campo elétrico em diversos pontos, bem como caracterizar a forma e distribuição das linhas de força do campo ao longo de toda a superfície da folha.
2 – Objetivo:
Este trabalho tem como objetivo determinar experimentalmente os pontos equipotenciais através de uma sonda móvel e uma fixa mapeando as linhas equipotenciais e as linhas de força de um campo elétrico em papel milimetrado através da simulação do caso eletrostático, utilizando diferentes eletrodos.
3 – Material utilizado:
- Fonte de tensão;
- Eletrodos;
- Haste e/ou placa de metal;
- Sonda móvel;
- Sonda fixa com resistência de proteção para o galvanômetro;
- Líquido condutor, CuSO4;
- Galvanômetro de zero central;
- Placa de ligação;
- Chave liga-desliga;
- Folha de papel milimetrado;
- Fios;
4 – Procedimentos:
Em uma cuba que continha um liquido condutor foram introduzidos eletrodos dispostos de várias formas, com objetivo de entendermos os diferentes modos de configuração de linhas equipotenciais.
Foram encontradas algumas linhas equipotenciais através da detecção de pontos do fluido onde não passa correntes elétricas, usando para isto um circuito composto por dois eletrodos