Vitaminas B5, B6 E B8
As vitaminas são substâncias orgânicas que podem ser obtidas através dos alimentos que consumimos diariamente, sem elas o nosso metabolismo não funciona normalmente. Existem vitaminas que devem ser consumidas diariamente e outras não. O motivo disso é que algumas delas são dissolvidas em água (B1, B2, B3, B5, B6, B8, B9, B12, C) e outras em gordura (A, D, E, K), que são mais difíceis de serem dissolvidas. A ingestão das vitaminas através da alimentação variada é muito importante para termos a energia que precisamos no nosso dia a dia e principalmente para evitar doenças.
VITAMINA B5
• Principais fontes:
Cereais em grão; Cogumelos; Legumes; Milho; Leite; Carne de aves; Fígado; Ovo; Frutas.
• Sintomas de deficiência:
Cãibras, dores e cólicas abdominais, fadiga, insônia, mal-estar geral, redução na produção de anticorpos.
• Prevenção:
Como a Vitamina B5 está presente em vários alimentos, os sintomas mais graves são apresentados somente em casos de desnutrição extrema. Para evitar a deficiência da Vitamina B5, devemos nos alimentar diariamente de alimentos que possua a mesma em sua composição.
DDR: 3 mg para crianças; 4 - 7 para homens, mulheres, grávidas e lactantes.
VITAMINA B6
• Principais fontes:
Arroz integral; Aveia; Batata; Cereais em grão; Trigo; Leguminosas; Banana; Atum; Carne de porco; Vísceras; Passas.
• Sintomas de deficiência:
Anemia, dermatite, gengivite, glossite, náuseas, nervosismo, distúrbios no crescimento, inflamação da pele, depressão, tontura e convulsões.
• Prevenção:
Assim como na Vitamina B5, a melhor forma de prevenir os sintomas de deficiência da Vitamina B6, é o consumo diário de alimentos enriquecidos com ela.
DDR: 1,4 mg para crianças; 2 mg para homens; 1,6 mg para mulheres; 2,2 mg para grávidas e 2,1 mg para lactantes.
VITAMINA B8
• Principais fontes:
Levedo; Alfafa germinada; Trigo; Grãos germinados; Hortaliças verdes; Cogumelos; Carnes; Gema de ovo; Leite; Peixes; Nozes;