Relatório fisiologia cardíaca
Fisiologia II
Professor Leonardo
Aluna Verônica Paiva Gouvêa
Matrícula 10.2.7118
Relatório – Fisiologia Cardíaca 1. INTRODUÇÃO
Sistema Cardiovascular
O sistema cardiovascular funciona basicamente para fornecer e manter suficiente o fluxo sanguíneo aos diversos tecidos do organismo, para desempenhar funções que o organismo necessite.
O aparelho circulatório é composto por um conjunto de sistemas cardiovasculares. O conjunto dos sistemas vasculares distribuídos em todas as estruturas do organismo é denominado grande circulação, ou circulação sistêmica. A grande circulação conduz sangue arterial oxigenado do lado esquerdo do coração, o qual retorna dos pulmões, para todos os tecidos do organismo e, a partir destes, conduz sangue venoso desoxigenado e rico em gás carbônico para o lado direito do coração. Os sistemas arterial e venoso do pulmão constituem a pequena circulação, ou circulação pulmonar. A pequena circulação é a que conduz o sangue venoso, pobre em oxigênio e rico em gás carbônico, proveniente de todo o organismo, a partir do lado direito do coração até aos pulmões, e destes faz retornar sangue arterial rico em oxigênio para o lado esquerdo do coração.
Contração-excitação do músculo cardíaco – canais de íons
No músculo cardíaco, o potencial de ação é causado pela abertura de dois tipos de canais, diferente do que ocorre no músculo esquelético: os canais rápidos de sódio e, os canais lentos de cálcio ou canais cálcio-sódio, estes tem abertura mais lenta e ficam abertos por mais tempo. Enquanto esses canais ficam abertos grande quantidade de íons cálcio e sódio flui por esses canais provocando um longo período de despolarização e causando o platô. Os íons cálcio que entram na célula durante esse potencial de ação, têm como função a contração muscular. Após o início do potencial de ação, a permeabilidade da membrana celular do músculo cardíaco ao potássio, diminui. Essa redução diminui o fluxo de