Relatório - Filme: Seu Nome é Jonas
GABRIEL CÉSAR DA SILVA
RELATÓRIO - FILME: “SEU NOME É JONAS”
LONDRINA
2014
1- Fazer Resumo com a conclusão sobre o filme.
O filme “Seu nome é Jonas” conta a história de uma família onde nasceu uma criança com deficiência auditiva. Sem o conhecimento, os pais levaram muito tempo para descobrir a deficiência do filho. Após a descoberta, a família enfrenta vários obstáculos, e com o preconceito da sociedade, eles tentam de todas as maneiras de tornar o filho um menino comum, que fala e escuta naturalmente. Após muitas desavenças, a mão do garoto vê uma oportunidade nova para que seu filho se integre na sociedade: a língua de sinais. No começo, ela não concordava com a ideia, posta pela escola em que seu filho estudava, mas depois de algum tempo, ela via que era o único jeito.
Ao encontrar vários surdos se comunicando com a língua de sinais, ela via que havia comunicação entre eles e, que seria algo muito bom para o filho se interagir e se tornar mais independente.
A língua de sinais se tornou uma maneira útil para a comunicação entre os surdos e com aqueles que usam para comunicar com eles. Uma maneira prática e eficiente, na qual nos tornamos únicos, nem superiores e nem inferiores, entre aqueles que escutam ou não.
2- Qual a importância da comunicação através da língua de sinais com a criança surda que apresenta dificuldades e compreensão na oralidade?
Foi uma maneira eficiente encontrada para a comunicação entre os surdos, não fazendo eles dependerem de máquinas, aparelhos eletrônicos ou terceiros. 3- Que caminhos a família percorre para ajudar o Jonas?
Primeiramente, levaram Jonas para aprender a falar com o oralismo, afim dele imitar as palavras pronunciadas por outros, porém sem sucesso. Ao encontrar surdos usando a língua de sinais, a mãe de Jonas decide que o melhor para ele seria aprender a língua de sinais.
4- Por que o oralismo foi considerado um fracasso na educação