Relatório Extração Ácido-Base
RELATÓRIO DE PRÁTICA:
EXTRAÇÃO ÁCIDO-BASE
DUQUE DE CAXIAS - 2013
INTRODUÇÃO
Extração ácido-base é a técnica utilizada para purificação de ácidos e bases presentes em solução. Essa técnica fundamenta-se na teoria de que os sais, que são iônicos, tendem a ser solúveis em água, enquanto as moléculas neutras tendem a não ser solúveis em água. Utilizado também para separar ácidos fortes de ácidos fracos e bases fortes de bases fracas. Para esse procedimento é necessário que as constantes pKa ou pKb tenham diferença grande o suficiente.
OBJETIVOS
Separar o ácido benzoico e o β-Naftol e o naftaleno em uma solução de CH2Cl2 e verificar se as amostras separadas encontram-se puras.
MATERIAL
Funil de Separação de 125mL
Suporte Universal
Argola com mufa
Béqueres 50mL (3)
Funil de Buchner
Papel de Filtro
Proveta 10mL
Pipeta Graduada
Conta-gotas
Vidro de Relógio
REAGENTES
Naftaleno(C10H8)
Ácido Benzóico(C6H5(O)OH) β-Naftol(C10H7OH) Ácido Sulfúrico(H2SO4)
Bicarbonato de Sódio(NaHCO3)
Diclorometano(CH2Cl2)
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Primeiramente, adicionou-se ao funil de separação uma solução saturada de NaHCO3, pois trata-se de uma base fraca, que tende a reagir somente com o ácido mais forte, nesse caso o ácido benzoico, formando benzoato de sódio e ácido carbônico. Essa reação ocorre preferencialmente, pois a base conjugada do ácido benzoico é mais estável que a base conjugada do β-Naftol, como se pode ver na figura 1.
Após a separação do benzoato de sódio e o recolhimento em um béquer, obteve-se novamente o ácido benzoico através da adição de H2SO4:
Em seguida, adicionou-se ao funil de separação uma solução