Universidade Operacional
CHAUI Marilena. Folha de São Paulo, 09 de maio de 1999. Caderno Mais
O que a autora propõe e uma reflexão sobre a educação superior no Brasil, onde ele mostra a origem da universidade, como ela chegou ao Brasil. O surgimento do estado no Brasil, a educação, entre outros direitos sociais passaram a ser serviços não só do estado, permitindo que o ensino seja explorado pelo mercado através de serviços, o estado só “monitora” como esta sendo aplicado esse ensino.
Ela também fala que a universidade torna-se então uma organização administrativa, busca apenas somar esforços para atingir determinado objetivo, que varias universidades não se importam com o ensino, resume-se apenas a transmissão rápida de conhecimentos, não se aprofundam nos estudos deixando a desejar a forma de ensino, ensino fundamental para o desenvolvimento autônomo. Melhor juízo faria em tratá-las como instituição social, considerando suas especificidades e interações com o meio, e não apenas como mero instrumento formador de mão-de-obra.
Diante das reflexões apura-se que o modelo universitário tratado enquanto organização não atende às demandas sociais pois está preso às limitações do modelo administrativo, o que por consequência desvirtua sua autonomia enquanto instituição.
“A posição da universidade no setor de prestação de serviços confere um sentido bastante determinado à idéia de autonomia universitária e introduz termos como "qualidade universitária", "avaliação universitária" e "flexibilização da universidade".” (5º Paragrafo)
Não devemos escolher uma universidade “fácil” com aprovação quase imediata, que tenha professores que não cobrem nada , a universidade e um caminho para seu futuro o que vc pretende exercer como profissão. Devemos escolher uma universidade que tenha melhor forma de ensino possível ,para que não sejamos prejudicado no futuro.
www.cacos.ufpr.br