relatório exemplo
FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AUTOMOTIVA
EQUILÍBRIO DE UM CORPO EXTENSO RÍGIDO
TEOREMA DE VARIGNON
Orientador: Evandro
fulaninho- matricula cicrano- matrpicula
Resende/RJ
Outubro/2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O equilíbrio estático de um corpo rígido extenso ocorrerá quando o sistema de forças nele atuantes não determinar nem translação (a resultante de todas as forças externas deve ser nula), nem rotação (a soma algébrica dos momentos das forças externas deve ser nula); veja ilustração -b- acima.
A primeira condição, portanto, é a mesma vista para o ponto material, ou seja:
A segunda condição de equilíbrio (relativa à rotação), para um sistema de forças coplanares (todas as forças contidas num mesmo plano), assim se enuncia:
“A soma algébrica dos momentos escalares das forças externas atuantes no corpo rígido, em relação a qualquer ponto, deve ser nula”.
Para o equacionamento do equilíbrio estático, tanto do ponto material como do corpo extenso rígido, é imprescindível o reconhecimento (identificação) das forças externas atuantes, seus pontos de aplicação (para os corpos extensos) ou, pelo menos, as direções de suas linhas de ação. Devem ser consideradas as forças de campo e as forças de contato que surgem, em geral, nos vínculos (apoios, pinos, cabos, articulações etc.).
1-Condições de equilíbrio de um corpo rígido
Material Utilizado: 1 conjunto com 2 tripés com hastes e 2 alinhadores RHR, 2 dinamômetros de 2 N, 1 com junto de gancho-lastro com 2 e 3 massas acopladas.
1.1 Objetivo do Experimento
Estudar as condições de equilíbrio de uma barra rígida e localizar o centro degravidade e de massa de uma barra uniforme.
1.2 Metodologia do Experimento
Antes de iniciar o experimento os dinamômetros devem ser colocados em sua posição zero, ou seja, alinhados, logo em seguida posicionou-se o travessão