Relatório - Erros e Medidas
1. Objetivo: Efetuar medidas e representá-las de acordo com a teoria estatística dos erros.
2. Introdução:
Ao efetuarmos uma medida de um determinado objeto, podemos fazer uso de quaisquer instrumentos de medida sendo eles com grande precisão, o que contribuirá para mais exatidão nos resultados, porém a probabilidade de ocorrer erros é constante, devido à atenção no momento da observação, o instrumento utilizado, tornando-se pertinente a presença de soluções distintas.
3. Material Utilizado:
Régua milimetrada
Postit (bloquinho de papel)
Calculadora
4. Procedimento Experimental: Primeiramente, foi medido o postit por todos os integrantes do grupo, e cada um obteve valores diferentes. Após obter as medidas, foi tirada a média aritmética¹ delas, obtendo-se um resultado. Baseado nesse resultado foi calculado o desvio ou erro² de todas as medidas obtidas inicialmente. Através dos valores encontrados no calculo do desvio, foi somado todos os desvios e dividido pela quantidade de medidas, obtendo o desvio absoluto. Após achar o desvio absoluto foi feita a majoração³, para aproximar sempre para a mais a faixa de erro. Feita majoração, obtivemos a incerteza da medida, que é a forma de expressar corretamente um conjunto de medidas efetuadas já com a sua incerteza incorporada. Em seguida, foi calculado o desvio relativo de todas as medidas. E pra encerrar foi calculado o desvio relativo percentual de todas as medidas.
5. Resultados e Discussão O método como foi feito o procedimento experimental foi o mais preciso possível, pois foi fundamentado em muitos cálculos, como o calculo da média aritmética, do desvio, a majoração, e etc. Através desses calculos compreendemos que toda medida possui seu erro específico.
6. Conclusão
Após realizarmos o experimento pode-se notar que sempre ocorrem erros ao realizar medidas. Para ter um resultado mais exato é necessário fazer uso