Aspectos positivos e negativos orçamento empresarial
Todas as organizações necessitam de caixa, liquidez e capital de giro para que o seu ciclo operacional funcione e suas obrigações com terceiros sejam cumpridas, o orçamento norteia a empresa no processo decisório para que essas necessidades sejam alcançadas.
Os Gestores que são os responsáveis pela criação do orçamento, planejam o futuro e tomam consciência de suas responsabilidades através do mesmo, caso os gestores não precisassem elaborar o orçamento, sua gestão não possuiria parâmetro e comprometeria o lucro da instituição.
O orçamento tem suma importância no planejamento e no controle, e pode ser comparado com a “fotografia da quantidade” , seja em valores financeiros ou físicos, representando significantemente dentro do planejamento.
Ao projetar as metas a serem atingidas por um determinado período é fundamental a criação do orçamento, pois através dele a empresa terá uma espécie de projeto para ser seguido, por consequência atingir o objetivo proposto.
Além de todos os benefícios que o orçamento proporciona, ele é eficaz no método comparativo com o realizado e planejado e as atividades operacionais poderão tomar o rumo certo, através da comparação poderão ser vistos o que ainda falta por realizar.
Os aspectos negativos do orçamento empresarial
Normalmente ao criarem o Orçamento baseiam-se em estimativas, seja pelo resultado do ano anterior, seja por metas que pretendem atingir, o perigo é que essas estimativas podem estar totalmente fora da realidade da empresa, o que pode chegar ao fracasso do orçamento empresarial.
Uma limitação muito comum nas empresas parte dos colaboradores, pois para que o exista o resultado, os participantes (alta administração, gestores e funcionários), precisam executar as ações estabelecidas, porém, a educação orçamentária ainda necessita ser aplicada em muitas empresas, pois no inicio tudo funciona bem, com o passar dos dias, o orçamento real vai se