nervos cranianos
INTRODUÇÃO 1
COMPONENTES FUNCIONAIS DOS NERVOS CRANIANOS 2/3
NERVO OLFATÓRIO I PAR/ NERVO ÓPTICO II PAR 4
N. OCULOMOTOR III,TROCLEAR IV E ABDUCENTE VI PAR 5
NERVO TRIGÊMEO V PAR 6
V1 NERVO OFTÁLMICO 7
V2 MAXILAR 7
V3 MANDIBULAR 8
NERVO FACIAL VII PAR 9/10
NERVO VESTÍBULO-COCLEAR VIII PAR 11
NERVO GLOSSOFARÍNGEO IX PAR 12
NERVO VAGO X PAR 13
NERVO ACESSÓRIO XI PAR 14
NERVO HIPOGLOSSO XII PAR 15
INTRODUÇÃO
Nervos cranianos são os que fazem conexão com o encéfalo. Os 12 pares de nervos cranianos recebem uma nomenclatura específica, sendo numerados em algarismos romanos, de acordo com a sua origem aparente, no sentido rostrocaudal.
As fibras motoras ou eferentes dos nervos cranianos originam-se de grupos de neurônios no encéfalo, que são seus núcleos de origem. Eles estão ligados com o córtex do cérebro pelas fibras corticonucleares que se originam dos neurônios das áreas motoras do córtex, descendo principalmente na parte genicular da cápsula interna até o tronco do encéfalo.
COMPONENTES FUNCIONAIS DOS NERVOS CRANIANOS
Fibras dos nervos cranianos:
Complexidade funcional dos nervos cranianos, determinada principalmente pelo aparecimento dos componentes especiais.
COMPONENTES AFERENTES
Os receptores dos órgãos da visão, audição, gustação e olfação são denominados "especiais" para distingui-los dos demais receptores, que, por serem encontrados em todo o resto do corpo, são denominados gerais. As fibras nervosas em relação com estes receptores são classificadas como especiais. Assim, temos:
a) Fibras aferentes somáticas gerais — originam-se em exteroceptores e proprioceptores, conduzindo impulsos de temperatura, dor, pressão, tato e propriocepção;
b) Fibras aferentes somáticas especiais — originam-se na retina e no ouvido interno, relacionando-se, pois, com visão, audição e equilíbrio:
c) Fibras aferentes viscerais gerais —