Quem foi lutero
Martinho Lutero nasceu em 1483 em Eisleben, norte da Alemanha. Seus pais queriam que fosse advogado, mas ele, por conta própria, procurou formação num mosteiro agostiniano em Erfurt. Aos 25 anos, foi para a Universidade de Wittenberg, onde se formou em estudos bíblicos. Numa viagem a Roma, para discutir questões teológicas, ficou escandalizado com os costumes mundanos do clero. Ao voltar, iniciou sua carreira de professor e pregador, sob proteção do príncipe Frederico, o Sábio. Em 1517, Lutero, em protesto contra a venda de indulgências pela Igreja, publicou suas 95 teses teológicas, conquistando notoriedade pública e atenção das autoridades eclesiásticas. Durante os anos seguintes, a tensão só aumentou, até que, em 1521, o papa Leão X publicou sua excomunhão. No mesmo ano, Lutero reafirmou suas convicções perante os governantes alemães, na Dieta (reunião parlamentar) de Worms, de onde saiu como proscrito. Depois de um ano refugiado num castelo, sob a proteção de amigos, Lutero retomou aos poucos a vida religiosa em Wittenberg.
Em 1525, casou-se com uma ex-freira, Katherina von Bora. Durante as duas últimas décadas de vida, ganhou crescente prestígio popular, enquanto o apoio dos governantes variava de acordo com as circunstâncias. Em 1546, morreu durante uma visita à cidade natal.
O surgimento dos luteranos está ligado aos inícios da Reforma. A idéia central da Reforma é a convicção de que o ser humano não pode nem tem necessidade de salvar-se por si mesmo. Antes, a salvação é dada em Cristo "unicamente pela graça" e aceita "somente pela fé". Aparentemente simples, esse pensamento, biblicamente fundamentado, originou uma nova compreensão da Igreja, do sacerdócio, dos sacramentos, da espiritualidade, da devoção, da conduta moral (ética), do mundo, incluindo aí a economia, a educação e a política. Há um nome indissoluvelmente ligado a essas idéias: Martinho Lutero!
Lutero nasceu no dia 10 de novembro de