Lutero
O filme conta a história de Martim Lutero, o monge que deu início a reforma protestante.
Lutero larga a faculdade de direito, a fim de encontrar paz em seu espírito, ele vai até um mosteiro e, faz votos para se tornar padre.
Em meio a sua caminhada ele começa a ter dúvidas quanto ao seu amor a Deus pois a igreja fala de Deus como se ele fosse um terrível julgador, ele vai para Roma e começa a descordar de muitas coisas praticadas pela igreja, como venda de indulgencias, relíquias, em troca da salvação do povo.
Lutero vai para Witensburg, onde se torna padre de uma igreja e, professor em uma pequena faculdade onde se trona Dr. Em teologia.
Lutero prega que o amor de cristo e a salvação é dada ao povo por Deus de graça, e não cobrada com indulgencias vendidas pela igreja. O povo começa a apoiar e seguir Lutero, o qual começa a incomodar a igreja.
Lutero publica suas teses contra a igreja, e prega ao povo que eles devem seguir a Deus sozinhos e com fé, sem a ajudas de intermediários (papa, padres, cardeais), e sem comprar indulgencias.
A igreja então se revolta, e convoca Lutero até Roma sob a ameaça de ser excomungado. Quando Lutero chega lá, querem que ele se retrate e desminta tudo o que falou sobre a igreja, mas Lutero se nega a se retratar.
A igreja então pede que o Duque da Alemanha os entregue Lutero, mas o Duque se nega, a igreja então tenta compra-lo mas ele continua se negando.
A igreja tenta montar uma emboscada para acabar com Lutero, mas o Duque é mais rápido e captura Lutero e o esconde. Escondido Lutero faz a tradução de Bíblia Sagrada, do latim para o alemão.
Enquanto isso o povo acreditava que Lutero tinha morrido, mas continuavam seguindo suas teorias, os protestantes estavam sofrendo ataques e sendo mortos, estava havendo uma chacina. Perante a isso Lutero