Relatorio de erros e medidas
Faculdade de Ciências Agrárias – FCA
Agronomia
Relatório 1° Aula Prática: Erros e Medidas
Por:
Celson Scherer Filho, Daniela Roa Gomes, Laiane Sherly, Victória Eloísa
Manaus – Am
2013
Celso Scherer Filho, Daniela Roa Gomez, Laiane Sherly Gomes, Victória Eloísa
Relatório 1° Aula Prática: Erros e Medidas
Manaus – Am
2013
Sumário
1 – Introdução
2- Objetivo
3- Procedimento Teórico
4 – Procedimento Experimental
5 – Resultados
6 – Conclusão
Introdução:
Quando realizamos uma medida precisamos estabelecer a confiança que o valor encontrado para a medida representa.
Medir é um ato de comparar e esta comparação envolve erros dos instrumentos, do operador, do processo de medida e outros.
Podemos ter erros sistemáticos que ocorrem quando há falhas no método empregado, defeito dos instrumentos, etc... e erros acidentais que ocorrem quando há imperícia do operador, erro de leitura em uma escala, erro que se comete na avaliação da menor divisão da escala utilizada etc...
Em qualquer situação deve-se adotar um valor que melhor represente a grandeza e uma margem de erro dentro da qual deve estar compreendido o valor real.
Vamos aprender como determinar esse valor e o seu respectivo desvio ou erro.
Objetivo:
Calcular o volume do cubo usando régua e paquímetro para tirar o erro de medida, tendo como base a coleta de dados dos componentes do grupo, em seguida tirando-se a média dos diferentes resultados obtidos e fazendo o calculo para obter a margem de erro.
Procedimento teórico:
Tem-se um cubo com volume desconhecido e cada pessoa do grupo mediu a largura, comprimento e espessura utilizando régua de madeira e paquímetro, e com os resultados foi calculado os diferentes volumes e em seguida a média, em seguida os resultados foram jogados na fórmula para calcular a margem de erro.