Relatório Economia Criativa
A especialista em planejamento, e direção de turismo com uma grande experiência em gestão pública, Ússula Flávia nos apresentou um novo olhar e novas oportunidades dentro da economia e do turismo. Informou-nos a importância da produção associada ao turismo, que tem como um objetivo de estabelecer, executar e aprovar propostas e atividades dirigidas ao desenvolvimento da fabricação artesanais e melhorias dos trabalhos apresentados aos turistas, de acordo com a Politica Nacional de Turismo.
Dialogou sobre as associações que há na Bahia veiculada ao turismo, mostrando-nos os diferentes meios que as comunidades baianas fazem para aumentar sua renda pelo meio rural, levando o turista para trabalhar juntamente com a população, fazendo-o conhecer o processo em que as comidas e artesanatos são fabricados e assim poder ajudar no momento da fabricação e no aumento da renda mensal da família.
Nos diferentes projetos que há na Bahia veiculado com o turista no meio rural, o corte da mandioca e a fabricação da farinha, quebra do cacau, pesca, são coisas que os turistas fazem para se divertirem, aprender e ajudar.
Dentro do que Ússula Flávia apresentou poderíamos aplicar o marketing social na cidade na cidade Petrolândia-Pe há varias roças onde poderia estar veiculado ao turismo fazendo os turistas colherem frutas e comê-las assim que retirasse do pé de alguma fruteira, como uma bananeira, uveira, goiabeira. Os agricultores vedem essas frutas, os turistas ajudariam a colher, a separar e a vender se assim for dos desejos deles. Podem também ajudar na pesca de peixes, na beira do rio São Francisco, ajudando e maravilhando-se com a belíssima paisagem, as margens do rio São Francisco.
Mediante aos fatos expostos, compreendi que economia criativa é tudo que podemos aproveitar dentro da cultura regional