Relatório ecologia
O Laboratório conta com o estudo de um vasto banco de sementes, Sementes Ortodoxas e Sementes Recalcitrantes; Sementes recalcitrantes são as sementes que não sobrevivem a secagem e congelamento durante a conservação, Sementes ortodoxas são as sementes que sobrevivem a secagem e congelamento durante a conservação.
O armazenamento de sementes recalcitrantes apresenta um desafio maior que o das sementes ortodoxas. Isto se deve à sua alta suscetibilidade à perda de água, o que faz com que seja necessário o armazenamento com alto grau de umidade. Esta umidade interna favorece o ataque de microorganismos e a ocorrência de germinação durante o armazenamento. E usar baixas temperaturas para o armazenamento, o que poderia inibir estes dois últimos problemas, não é uma solução, pois as sementes recalcitrantes também sofrem danos por temperaturas próximas ou abaixo de zero. As sementes de abacate, manga e cacau são exemplos de sementes recalcitrantes.
Algumas Sementes do Laboratório são: * Barriguda - A barriguda, ou paineira-branca (Ceiba glaziovii) é uma espécie de Paineira do gênero Ceiba, muito semelhante à paineira-rosa. * Cedro - Os Cedros são árvores pertencentes à divisão Pinophyta, tradicionalmente incluída no grupo das gimnospérmicas. Este artigo refere-se apenas às plantas do género Cedrus, da família Pinaceae. * Chuva de Ouro - Chuva-de-ouro (Cassia ferruginea (Schrad) Schrad ex DC) é uma árvore da família das fabáceas, pertencente à sub-família Caesalpinioideae. * Jatobá - O jatobá (Hymenaea courbaril L. var. stilbocarpa (Hayne) Lee et Lang.; Fabaceae - Caesalpinioideae) ou jataí é uma árvore originalmente encontrada na Amazônia e Mata Atlântica brasileiras, onde ocorre naturalmente desde o Piauí até o Norte do Paraná, na floresta latifoliada semidecidual. No cerrado ocorre a espécie H. stigonocarpa, também conhecida como jatobá.
Entre Outras.
Areia – PB