Relatorio ecologia
Colegiado de Engenharia de Pesca
CCA032- ECOLOGIA GERAL
ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS
GLACIANE MARQUES, JOSÉ RODRIGO, LUCAS ANDRADE, NATHÁLIA MORENA.
CRUZ DAS ALMAS - BA
Abril de 2013
GLACIANE MARQUES, JOSÉ RODRIGO, LUCAS ANDRADE, NATHÁLIA MORENA.
ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS
Trabalho desenvolvido como forma de avaliação da disciplina CCA032- ecologia geral, sob a orientação do professor MSC. Milson Batista.
CRUZ DAS ALMAS - BA
Abril de 2013
SUMÁRIO
Conteúdo
INTRODUÇÃO 4 OBJETIVO 6 METODOLOGIA 7 DISCUSSÃO 8 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO
Espécies exóticas, ou não nativas, são aquelas encontradas além de sua área de distribuição geográfica historicamente conhecida. Chegam a novos locais através de vetores criados pela ação humana, em um ou mais eventos de introdução. Bioinvasores são espécies exóticas que aumentam sua densidade e abrangência geográfica substancialmente após a chegada, assim modificando com sua presença as comunidades biológicas receptoras e criando novas interações ecológicas. Como espécies nativas são adaptadas ao ambiente onde se encontram ao longo de milhares de anos, uma bioinvasora se estabelecerá em uma comunidade nativa, provavelmente, em três cenários: 1) um ambiente abiótico receptor muito similar ao ambiente de origem do bioinvasor; 2) o bioinvasor ser altamente competitivo perante as espécies na comunidade receptora; ou 3) o ambiente abiótico e consequentemente comunidades receptoras serem perturbadas por alterações antrópicas (TYRRELL & BYERS, 2007).
As espécies exóticas invasoras são consideradas a segunda maior causa de extinção de espécies no planeta, afetando diretamente a biodiversidade, a economia e a saúde humana. Reconhecendo a importância do problema causado pelas invasões biológicas, a Convenção sobre a Diversidade Biológica – CDB estabeleceu, em seu Artigo 8, que país signatário deve, na medida do