Salto alto removiveis
Forças: São atividades, produtos ou serviços que são destaques na empresa. É o “carro-chefe” da organização, o que a faz conhecida e reconhecida. São considerados forças: controle de qualidade, padronização de recursos, equipamentos de última geração, funcionários qualificados, demanda de produtos ou serviços, flexibilidade em negociações, líderes compromissados, etc.
Fraquezas: Oposto das forças, tudo o que a empresa “deixa a desejar” e que deve ser melhorado. Podem ser: Custo final elevado, fragilidade no atendimento, alto grau de insatisfação em determinado produto ou serviço, alto índice de devolução de mercadorias, alto índice de mercadorias danificadas, etc.
Cenário externo:
Oportunidades: São todos os fatores que estão fora de controle da empresa que podem trazer modificações satisfatórias à mesma. São oportunidades: Valorização de um produto ou serviço, economia em alta, abertura de novos setores próximos à empresa, incentivos fiscais, alterações na legislação favoráveis à atividade exercida pela empresa, etc.
Ameaças: São todos os fatores que podem afetar a organização de maneira negativa. São ameaças: Abertura de novos concorrentes, produtos similares com o valor final mais barato, diminuição da demanda por um produto ou serviço, grande quantidade de produtos estocados, desvalorização de um produto ou serviço, instabilidades no mercado financeiro, etc.
A partir da análise, a organização consegue: reorganizar suas metas para que seus pontos fortes sejam valorizados e seus pontos fracos sejam trabalhados, aproveitar as oportunidades de maneira a melhorar o desempenho da empresa e sua atuação no mercado, trabalhar de maneira que as ameaças sejam previstas e que não prejudique fortemente sua atuação e ainda planejar novos métodos de trabalho visando sempre o crescimento organizacional.
A Análise de Swot além de identificar os pontos positivos e negativos que modificam o cenário empresarial, pode ainda estimular o