Relatório do tubo de óleo
Para o desenvolvimento do experimento do movimento em uma dimensão foi utilizado um tubo de óleo inclinado com a horizontal, dentro do tubo existe uma esfera de ferro, no tubo existem 10 marcas que foram mediadas com auxilio de uma trena e a medição do tempo de descida da esfera utilizando um cronometro, após todos os cálculos foi realizado um gráfico em papel milimetrado.
Palavras-chave: Tubo de óleo, movimento unidimensional, gráfico em papel milimetrado.
Introdução
A experiência foi realizada para estudo do movimento unidimensional de uma esfera em um tubo de óleo inclinado em relação a horizontal, o exemplo do arranjo utilizado é mostrado na Figura 1.
Figura 1: Arranjo utilizado no experimento
Descrição Experimental
Arranjo Experimental Utilizou-se um tubo com óleo inclinado em relação a horizontal, dentro do tubo havia uma esfera de metal, o tubo também apresentava fitas que faziam a divisão do mesmo em oito partes, cada fita foi colocada em uma distância de seis centímetros em relação á outra, como apresentada na figura 2.
Figura 2: Descrição do arranjo, tubo de óleo, esfera e marcas de divisão. Para o experimento foi necessário uma escala, que tem como menor divisão um milímetro, para medir a distância de cada fita em relação á outra, a escala utilizada no experimento pode ser vista na figura 3.
Figura 3: Escala utilizada para medições de distância no experimento. Para a medição do tempo foi utilizado um cronômetro da marca Technos que tem sua menor divisão de um centésimo de segundo, como apresentado na Figura 4.
Figura 4: Cronômetro utilizado para medições de tempo no experimento.
Procedimento Experimental No inicio do experimento com auxilio da escala, dividiu-se as marcas do tubo numerando-as de zero a oito a partir das superiores, a marca de numero zero foi posicionada cerca de oito centímetros abaixo do nível mais alto do óleo, garantindo que a esfera desça em regime conveniente.