Relatório Do Teste De Conservação De Quantidades Descontínuas De Líquido
ANGÉLICA DOS REIS CRUZ MACHADO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Caldas novas
2013
ANGÉLICA DOS REIS CRUZ MACHADO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Período Senso-motor segundo Piaget
Caldas novas
2013
Período sensório-motor
È o período da vida do ser humano compreendido entre o nascimento e os dois anos de idade.
As principais aquisições do período sensório-motor, destaca-se a construção da noção do "eu", através da qual a criança diferencia o mundo externo do seu próprio corpo. O bebê o explora, percebe suas diversas partes experimenta emoções diferentes,formando a base do seu autoconceito. Ao longo desta etapa, a criança irá elaborar a sua organização psicológica básica, seja no aspecto motor, no perceptivo, no afetivo, no social e no intelectual.
A ausência da função semiótica é a principal característica deste período. A inteligência trabalha através das percepções (simbólico) e das ações (motor) através dos deslocamentos do próprio corpo. É uma inteligência eminentemente prática. Sua linguagem vai da repetição de sílabas à palavra-frase ("água" para dizer que quer beber água) já que não representa mentalmente o objeto e as ações. Sua conduta social, neste período, é de isolamento e o mundo é ele.
No recém nascido portanto, as funções mentais limitam-se ao exercício dos aparelhos reflexos inatos. Assim sendo, o universo que circunda a criança e conquista mediante a percepção e os movimentos (como a sucção,o movimento dos olhos, por exemplo).
No estágio sensório-motor,a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos que o rodeiam.Nesse estágio o bebê adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais imediatas.
As principais características observáveis durante essa fase que é até os dois anos de idade da criança são:
A exploração manual e visual do ambiente;
A