RELATÓRIO DO PROJETO PAREDE IMÃ
RELATÓRIO
SOBRE PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL DO PROJETO PAREDE-IMÃ
Curso: Engenharia Civil
Turma: 201C
Matéria: Introdução a Engenharia
Prof.: Felipe Fernandes
Descrição do projeto
O projeto foi criado com a finalidade de se obter algo novo e ao mesmo tempo inusitado, imagine ter em sua casa uma parede imã, onde você pode chegar e pendurar qualquer objeto de metal que contenha ferro como: chaves, moedas, talheres , quadros (não necessitaria nem de furar a parede para pendurá-los).
Isso mesmo, neste projeto criamos um novo jeito de construir, usando recursos que já existem na natureza. A pedra - imã também conhecida como magnetita já é usada no nosso dia a dia para várias finalidades que às vezes nem conhecemos, como em alto-falantes, discos rígidos, geradores eólicos, brindes, equipamentos eletrônicos.
A Magnetita é um formado pelos óxidos de ferro II e III ( FeO . Fe2O3 ), cuja fórmula química é Fe3O4. A magnetita apresenta na sua composição, aproximadamente, 69% de FeOe 31% de Fe2O3 ou 72,4% de ferro e 26,7% de oxigênio. O mineral apresenta forma cristalina mineral magnético isométrica, geralmente na forma octaédrica. É um material de dureza 5.5 - 6,5, quebradiço, fortemente magnético, de cor preta, de brilho metálico, com peso específico entre 5,158 e 5,180. É um mineral que se dissolve lentamente em ácido clorídrico.
A magnetita é a pedra - imã mais magnética de todos os minerais da Terra, e a existência desta propriedade foi utilizada para a fabricação de bússolas.O nome, magnetita vem da região onde a mesma era antigamente encontrada, que era a Magnésia (região da Grecia), e magnésia quer dizer "lugar das pedras mágicas", pois estas pedras "magicamente" atraiam-se.
Metodologia
Foram utilizados imãs extraídos a partir de alto - falantes estragados. Em seguida, esses imãs foram quebrados em partes