Relatório do mapeamento do uso do solo na bacia do córrego da enxada
Curso de Engenharia Ambiental
I Semestre de 2013
Sensoriamento remoto e geoprocessamento
RELATÓRIO DO MAPEAMENTO DO USO DO SOLO NA BACIA DO CÓRREGO DA ENXADA
Uberlândia, MG
Abril/2013
1 INTRODUÇÃO
1.1 Objetivo
Elaborar um relatório contendo os procedimentos e os resultados do mapeamento do uso da Terra da microbacia do Córrego da Enxada (Bacia do Ribeirão Bom Jardim – Uberlândia-MG), por meio de imagens do satélite RapidEye, utilizando o Software livre SPRING5.2.
1.2 Caracterização da área de estudo
A Bacia do Córrego da Enxada pertence à Bacia do Ribeirão Bom Jardim e está situada entre os municípios de Uberlândia e Uberaba no Triângulo Mineiro, estado de Minas Gerais, Brasil. Entre as coordenadas 18º58´00” e 19º20’30” de latitude Sul e entre 48º04’00”e 48º18´00” de longitude Oeste.
Coberta em sua totalidade pela vegetação natural de Cerrado é uma das áreas pioneiras de expansão do agronegócio, sendo assim, um bioma com grandes impactos ambientais, como o desmatamento.
A bacia do ribeirão Bom Jardim possui uma área de 398, 54 Km² e um perímetro de 108,848 Km. Sua nascente é nas proximidades da rodovia Uberlândia-Uberaba (BR-050), no município de Uberaba, percorrendo aproximadamente 40 km até a sua confluência com o rio Uberabinha, nas proximidades da área urbana de Uberlândia.
O clima da região é o tropical, caracterizado pela alternância de estações úmidas e secas, por influência sazonal de massas de ar, com duas estações bem definidas: uma seca e a outra chuvosa. Sua precipitação atmosférica varia na média de 1550 milímetros, e a temperatura média anual é de 22° C.
A área da bacia do ribeirão Bom Jardim é constituída de arenitos da formação Marília, plataformas interfluviais planas e amplas, bordas bem definidas por rampas íngremes, divisor de bacias de difícil precisão, interflúvios com perfis ondulados e rede fluvial com forte condicionamento estrutural. O