Relatório do Filme Escola da Vida
O professor Sr.D entra na escola como professor substituto e se destaca entre outros professores por não ser um educador convencional. Todos seus colegas de trabalho o admiravam, exceto Matt Warner, que era um professor tradicionalista e sonhava em ganhar o premio de Professor do Ano, como seu pai fora no passado.
Sr.D utilizava a tendência liberais renovadoras, permitindo que o aluno deixasse de ser um mero receptor e passasse a ser um aluno autônomo, suas aulas eram interativas e motivadoras, contudo os alunos aprendiam mais.
Matt procurava algo que comprometesse a vida profissional do Sr.D, percebeu então, que além de ser um excelente professor era também um homem que ajudava o próximo, descobriu que o mesmo estava muito doente, com câncer no pulmão, e isso o deixou sensibilizado e compreendeu o motivo de tanta dedicação com todos. Resolveu mudar sua atitude perante os alunos, seguindo o exemplo do Sr.D.
Após uma crise, Sr.D veio a falecer, deixando viva a vontade de lutar e de viver bem com todos.
Com relação ao livro Trabalho e educação, o método pedagógico passou por varias mudanças de acordo com a época, sendo necessária a inovação dos meios de ensino para suprir a exigência do mercado.
Para que houvesse uma civilização, a exigência de se expandir o voto dos alfabetizados e trabalhadores urbanos era necessário saber ler e escrever. Por conta dessas mudanças, o número de estudantes aumentou, assim como o número de escolas, os debates sobre materiais e os métodos de ensino e a organização do trabalho educativo.
Esse filme deixou uma lição que precisamos sempre criar algo de novo, não podemos nos acomodar com métodos tradicionais precisamos procurar inovar, descobrir algo que desperte o interesse do aluno, fazendo com que aconteça a aprendizagem.