Relatório do DNA da cebola
Isabella dos Santos Silva, Natália Volpe Lopes &
Taini da Silva Santos
Biologia Celular / Engenharia de Alimentos
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Professora: Livia Bracht
Resumo: A molécula de DNA é composta por uma dupla fita de nucleotídeos, essas duas fitas se unem uma à outra por interações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas (adenina, timina, citosina e guanina). Nesse trabalho pudemos extrair os filamentos de DNA contidos no bulbo da cebola.
Introdução O ácido desoxirribonucléico é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNA. Os segmentos de DNA responsáveis por carregar a informação genética são denominados genes. O restante da seqüência de DNA tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética (JUNQUEIRA & CARNEIRO, 2012).
A molécula de DNA consiste em duas cadeias de nucleotídeos dispostas em hélice em torno de um eixo. As bases púricas e pirimídicas de cada cadeia polinucleotídica situam-se dentro da hélice dupla, em planos paralelos entre si e perpendiculares ao eixo da hélice. O DNA é responsável pela transmissão das características hereditárias de cada ser vivo (JUNQUEIRA & CARNEIRO, 2005).
O isolamento do DNA de material vegetal é uma etapa importante quando se tem por objetivo a análise da estrutura e organização do material genético das plantas. (JUNQUEIRA & CARNEIRO, 2005).
O objetivo deste trabalho é extrair o DNA e observar seus grandes filamentos.
Metodologia
Para começar o experimento descascou-se uma cebola grande e a triturou com água no liquidificador, obtendo uma mistura pastosa. Aproximadamente 50 mL da
mistura foram transferidas para um béquer de 100 mL,