Relatório determinação do ponto de fulgor em asfalto cap 50/70
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Materias de Construção Civil – 4° / 5° Semestres (Lab.)
Professor: Barbieri
RELATÓRIO
DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FULGOR EM ASFALTO CAP 50/70
Erica Valério da Silva RA: B0031C-7
Marcelo de Oliveira Cruz RA: B01DBJ-0
Renan Mendes de Souza RA: B00AAC-1
Silvio Messias RA: B0039C-5
Objetivo: * Este ensaio tem como objetivo a determinação do ponto de fulgor do cimento asfáltico de petróleo (CAP), sendo que o ponto de fulgor é a menor temperatura na qual um combustível libera vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável por uma fonte externa de calor.
Método:
* Cleveland NBR 13341.
Aparelhagem:
* Vaso aberto Cleveland, que possui as seguintes partes: * Cuba de ensaio; * Placa de aquecimento; * Dispositivo para aplicação da chama-piloto; * Fonte de aquecimento; * Suportes. * Termômetro.
Material: * O material utilizado foi o cimento asfáltico CAP 50/70 de petróleo disponível no laboratório
RELATÓRIO
* Ponto de fulgor do CAP 50/70 Cleveland em °C: __283__°C. * Em termos de segurança do aplicador e mediante a Norma NBR 13341, quantos °C abaixo do ponto de fulgor calculado deve ser aplicado o asfalto: __20__°C. * Mediante a este experimento qual é a temperatura máxima que deve ser aplicada para armazenamento e transporte (Cleveland): __263__°C.
Das aquisições dos dados, fazer comentário sobre: * Importância desse ensaio.
Trata-se de um dado importante para classificação dos produtos combustíveis, em especial no que se refere à segurança, aos riscos de transporte, armazenagem e manuseamento. Ou seja o ensaio de Ponto de Fulgor é um teste cujo principal objetivo é a determinação da máxima temperatura a que se pode aquecer o asfalto sem perigo de incêndio.
* Temperatura do ponto de fulgor do asfalto medido no laboratório.
A temperatura medida foi de aproximadamente 283°C.